A pressão alta (hipertensão arterial) é uma doença que não tem uma origem precisa, atingindo pessoas de todo o mundo e acomete cerca de 25,0% da população brasileira. Ela é mais comum entre os adultos, porém, pode atingir crianças e adolescentes. Existe uma clara associação com história familiar de hipertensão arterial.
O seu diagnóstico é através da medida da pressão arterial, já que, na maioria dos casos, ela é assintomática ou tem sintomas imprecisos como dor de cabeça mais localizada na nuca de leve intensidade e em geral a pessoa já amanhece com essa dor.
A pressão alta tem como possíveis consequências, principalmente quando não tratada ou não controlada eficientemente, a insuficiência renal, o infarto cardíaco e o derrame cerebral.
A sua prevenção pode ser obtida com mudanças no estilo de vida, que incluem, controle do peso, baixo consumo de sal (cerca de 4,0 g por dia), exercícios físicos (pelo menos realizar uma caminhada diária de 30 min/dia), limitado consumo de bebidas alcoólicas e abolir o consumo do cigarro. A alimentação deverá ser rica em frutas e verduras.
O tratamento inclui alem das mudanças no estilo de vida e uso de uma variada gama de medicamentos, mas aí, é uma conversa com o seu médico.
Francisco Werneck