Qual a função do rim?

10/6/2018 - 20:59

Essa é uma pergunta frequente, embora a maioria das pessoas identifique no órgão a sua capacidade de eliminar urina como sua tarefa exclusiva. Na verdade o rim não tem uma, mas várias funções, sendo três as principais funções do rim: a primeira é a de manter as quantidades ideais de água e eletrólitos do organismo; a segunda a de filtrar e eliminar as impurezas produzidas pelo organismo e a última a de produzir algumas substâncias (hormônios). Outras funções por ele exercidas estão fora do objetivo desta apresentação.


1 - Organizar a água e eletrólitos: ao ingerirmos água e outros líquidos ao longo do dia o rim recebe a informação de que essa quantidade de líquidos é inferior ou está acima das necessidades e, no primeiro caso diminui a produção da urina; quando ingerimos em excesso o excedente é eliminado através do aumento da diurese. Da mesma forma ele é responsável por manter em estreita faixa de valores de sódio, potássio, magnésio, cálcio, fósforo e outros elementos químicos, que também sofrem aumento na sua eliminação quando são ingeridos em excesso ou caso contrário, quando ingerimos em menor quantidade que as nossas necessidades o rim vai economizara nas suas perdas.


2 - Eliminação de impurezas: na execução de suas tarefas as células do organismo produzem impurezas que também necessitam de serem eliminadas e a via apropriada é o rim. Entre elas temos a ureia, cujo acúmulo no sangue (chamado de uremia) mostra a incapacidade do rim em exercer a sua tarefa de purificação do sangue.


3 - Produção de hormônios: hormônios são substâncias produzidas por um determinado órgão cuja ação ocorre em outro órgão que não o produtor. Nesta tarefa endócrina destacamos dois produtos: a eritropoietina, que age na medula óssea para aumentar a produção de sangue e o segundo produto é a vitamina D, que só alcança a sua forma ativa por ação do rim, atuando no metabolismo dos ossos.


Desta forma, manter as funções renais é imprescindível para o bom funcionamento de todo o organismo, e a produção de urina foi o mecanismo encontrado pela natureza para ajustar as condições ideais do chamado meio interno para que o metabolismo seja adequadamente realizado.

Francisco Werneck


Categorias: Nefrologia